Úlcera Venosa e Feridas dos Membros Inferiores

Úlcera Venosa - dor intensa, inflamação, secreção

A úlcera pode causar dor intensa e dificuldade de mobilização, dependendo do sistema vascular acometido, venoso ou arterial, teremos quadros clínicos diferentes.




O que são?

Diversas doenças são responsáveis pela formação de úlceras e feridas nos membros inferiores. As úlceras venosas e feridas dos membros inferiores são responsáveis por expressiva perda de qualidade de vida podendo evoluir com infecção e necrose do local.

Foto de caso de paciente com úlcera varicosa, antes e após o tratamento com cirurgia das varizes, curativo com pressão negativa e enxertia de pele.



Causas

A causa mais comum é insuficiência venosa, que além de causar varizes e dores nas pernas, pode acarretar em alterações de pele como manchas, fibrose e em fases avançada feridas e úlceras venosas. Feridas nos membros inferiores também podem ser causadas por insuficiência arterial, diabetes melito, vasculites entre diversas outras.

Sintomas

Dependendo da etiologia da úlcera, esta pode causar dor intensa e dificuldade de mobilização. A presença local de infecção pode ser caracterizada por inflamação, secreção purulenta e odor fétido.

Diagnóstico

Exame clínico por equipe médica especializada é de fundamental importância para diagnosticar a causa da ferida. Exames de imagem como ultrassonografia Doppler ou angiografias podem ser necessários para auxílio no diagnóstico e planejamento terapêutico.

Tratamento Clínico

Controle rigoroso dos fatores de risco, antibióticos para tratamento de infecção se presente e medicações para tratamento da doença de base causadora da lesão. Curativos específicos são utilizados para cada tipo de ferida.

Tratamento Cirúrgico

Desbridamento cirúrgico e drenagem se faz necessária na presença de necrose e infecção. Nas úlceras venosas, tratamento cirúrgico de varizes é de fundamental importância para aceleração do processo de cicatrização e prevenção de recidivas.

Em doenças arteriais, procedimentos para desobstrução do fluxo arterial são muitas vezes utilizados.
Para o tratamento de feridas extensas a utilização de curativo com pressão negativa (vácuo) pode auxiliar na cura de infecção e na preparação do local para enxertia de pele em casos selecionados.


Para saber mais sobre o tratamento das feridas, acesse os artigos:

Venosa
Arterial
















Os artigos desta página foram escritos pela equipe médica EndovascularSP e o conteúdo tem caráter informativo. Caso os médicos Endovasculares não tenham abordado algum assunto do seu interesse, clique aqui e envie uma mensagem.


Clínica Endovascular SP
Avenida Pacaembú 1882, CEP: 01234-000
São Paulo/SP -Tel: (11) 98161.4443




Clínicas
| Médicos | Especialidades | Tratamentos | Doenças vasculares | Fale com

https://www.facebook.com/EndovascularSP
by Convert mkt