Aneurisma e Dissecção de Aorta

Conheça as principais causas e os tratamentos disponíveis

Aneurisma e Dissecção de Aorta

O que são Aneurismas?

Aneurismas arteriais são caracterizados pela expansão ou dilatação de um vaso, mas comumente uma artéria. Os aneurismas são ocasionados pelo enfraquecimento progressivo das suas paredes, por condições genéticas, hipertensão e tabagismo. O rompimento de um aneurisma ocasiona hemorragia grave, que muitas vezes é fatal. Nessa situação é chamado de Aneurisma Roto, e tem uma mortalidade próxima a 90%. Por isso, a importância do diagnóstico precoce.

Embora qualquer uma das artérias do corpo possa desenvolver aneurisma, o caso mais recorrente é na Aorta Abdominal, responsável por levar o sangue a órgãos vitais como rins e intestino, além dos membros inferiores.

O que são Dissecções?

As Dissecções de Aorta, são parte de um grupo de doenças que chamamos de Síndrome Aórtica Aguda. Essa Síndrome compõe: a dissecção, a ulceração, o hematoma de aorta, e o trauma/ruptura de aorta.

As dissecções ocorrem por uma fissura na parede da artéria aorta, e o sangue entra nesse novo espaço criando uma área com fluxo dentro da parede da aorta. O Sangue corre então não só pela luz verdadeira, como por uma nova luz (falsa), e isso pode levar ao rompimento, que na maioria das vezes é fatal. Ao longo do tempo as dissecções podem evoluir para Aneurisma (dilatação) e, a depender do tamanho, podem necessitar de correção.

É importantíssimo uma avaliação rápida, e o tratamento indicado pode ser tanto um controle da pressão em uti, quanto uma correção Endovascular até uma cirurgia Aberta.

A suspeita de dissecção ocorre em pacientes com dor nas costas que correm para a parte inferior associado a um aumento de pressão (crise hipertensiva)

Quais são os fatores de risco

A idade é fator importante para o desenvolvimento de aneurismas e dissecções. O crescimento da incidência inicia aos 40 anos. O colesterol elevado, a pressão alta e doenças pulmonares também são considerados fatores de risco. Apesar de não haver, até o momento, uma definição de alteração genética específica, a história familiar é muitas vezes positiva. Algumas doenças genéticas, como a Síndrome de Marfan, estão fortemente relacionadas aos aneurismas e dissecções.

Considerando que essa é uma doença silenciosa e que pode desencadear graves problemas de saúde, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento. O principal método diagnóstico é por ultrassonografia e/ou tomografia.

Tratamento Convencional

OO tipo de tratamento do aneurisma de aorta depende do quadro clínico, do diâmetro e da localização do aneurisma. O tratamento cirúrgico convencional é uma cirurgia consagrada, de grande porte, que envolve uma incisão abdominal e troca da artéria doente por uma prótese. A recuperação é em UTI por cerca de 5 a 7 dias com excelentes resultados.

Tratamento Cirúrgico

O tratamento endovascular é uma técnica mais moderna, minimamente invasiva, na qual uma endoprótese é introduzida por um pequeno corte na virilha. A recuperação é mais breve, com apenas 1 – 2 dias em UTI, e um retorno precoce às atividades laborais. Porém, o paciente necessita de uma maior vigilância no pós-operatório.

É a técnica considerada padrão ouro atualmente. Nossa equipe é altamente especializada nesse tipo de tratamento, sendo uma referência nacional e internacional. Além disso, treinamos médicos cirurgiões de todo o Brasil para realização desse avançado procedimento.

Aneurisma abdominal
Assista os nossos vídeos

Aneurisma

Dissecção de Aorta

Aneurisma Complexo Toraco-abdominal

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital