Os silenciosos sintomas de Aneurisma de Aorta Abdominal

O mais preocupante é que os sintomas do crescimento do aneurisma da aorta abdominal são muito discretos, quase imperceptíveis, tornando esta enfermidade muito perigosa, por só ser notada quando há o seu rompimento, que pode levar à morte.
É importante conhecer e estar atento a esses sintomas, pois pode salvar sua vida!
O que é o Aneurisma da Aorta Abdominal?
Aneurisma na Aorta é uma dilatação da aorta, a maior artéria do corpo humano, o que torna suas paredes fracas, podendo chegar a se romper, levado a pessoa a óbito. Dentro os tipos de aneurisma na aorta existentes, o mais frequente de acontecer é o abdominal, que ocorre na região do abdómen.
Essa dilatação é extremamente perigosa, principalmente porque seus sintomas são quase imperceptíveis, tornando a doença silenciosa. No caso do Aneurisma da Aorta Abdominal, essa ruptura faz com que o sangue vá para todo o abdómen, causando um volumoso sangramento interno. Nesse tipo de caso, o paciente deve ir imediatamente ao hospital e suas chances de sobrevivência são pequenas.
Apesar do perigo, se o aneurisma for identificado previamente, há massivas chances de salvamento, mas, por se tratar de uma doença silenciosa, com sintomas quase imperceptíveis, a melhor forma de descobrir a doença é através de check-ups periódicos e uma atenção redobrada a qualquer dor ou alteração no corpo.
O que pode causar o Aneurisma da Aorta Abdominal?
O Aneurisma da Aorta Abdominal é uma doença relativamente comum, e possui alguns fatores que podem influenciar no desenvolvimento do aneurisma, entre elas estão:
- Acúmulo de placas de gordura no interior da aorta, conhecido como aterosclerose;
- Idade superior a 50 anos;
- Hipertensão;
- Histórico familiar;
- Hábito de fumar.
Por ser uma doença por alguns considerada assintomática, é possível que muitas pessoas a possuam, mas não tenham conhecimento sobre ela, por isso, é importante estar ciente dos possíveis sintomas silenciosos que ela possui.
Os sintomas silenciosos que você precisa observar
Enquanto o aneurisma ainda é muito pequeno, é normal que nada seja sentido, mas a partir do ponto em que começa a crescer e se desenvolver, alguns sintomas discretos podem aparecer, como:
- Pulsação na região abdominal;
- Dor contínua no peito;
- Tosse seca persistente;
- Dificuldade para engolir;
- Dor lombar;
- Sensação de estômago cheio, mesmo após engerir uma refeição pequena;
- Percepção de peso logo abaixo das costelas;
- Dor na região do abdómen;
- Palidez ou arroxeamento e dores nos dedos dos pés.
Ao notar qualquer um desses sintomas, é recomendado que procure um médico imediatamente, pois a presença de algum deles, principalmente a sensação de pulsação na região do abdómen, pode significar que o aneurisma está aumentando e a demora pode acarretar no seu rompimento.
A partir do momento que ocorre o rompimento de um Aneurisma da Aorta Abdominal, o momento de maior complicação da doença, pois pode provocar a morte do paciente, o sintoma torna-se mais claro, caracterizado por uma intensa dor na região do abdómen. Nesse caso, não se deve postergar e esperar a dor passar, dirija-se imediatamente a um hospital.
O que fazer caso suspeite de um Aneurisma na Aorta Abdominal?
Mesmo conhecendo os sintomas, por ser uma doença discreta, é possível que qualquer um deles apresente-se de forma muito sutil, tornando importante conhecer ser organismo e atentar-se a cada alteração no seu organismo ou não relevar qualquer dor, mesmo que singela.
Portanto, caso perceba algum dos sintomas elencados, é importante procurar um médico o mais breve possível, pois apenas ele é capaz de dar um diagnóstico corretamente a partir de seus conhecimentos e exames simples.
O tratamento do Aneurisma da Aorta Abdominal
O melhor tratamento para o Aneurisma da Aorta Abdominal será indicado pelo seu médico e dependerá de diversos fatores, como idade, presença de outras doenças e, principalmente, o tamanho diametral do aneurisma.
No caso de o aneurisma ter menos do que 5 cm de diâmetro são considerados pequenos, e costumam ser tratados com monitoramentos frequentes, por meio de exames simples, como a ultrassonografia.
No caso de o aneurisma atingir um diâmetro maior do que 5,0 cm, será ser necessária uma intervenção mais agressiva, como uma cirurgia para a correção do aneurisma. O seu médico deve ser o responsável pela indicação do melhor diagnóstico nesse caso.
Entretanto, mesmo com essas medidas, é importante ter em mente que o tratamento mais eficaz para o Aneurisma da Aorta Abdominal ainda é a prevenção.
Portanto, mantenha uma dieta saudável e equilibrada, procure praticar alguma atividade física regularmente, evite fumar ou consumir alimentos ricos em gorduras e sala e, principalmente, faça exames regularmente se tem acima de 50 anos.
Não conte com a sorte, cuide-se, atente-se aos sintomas do Aneurisma de Aorta Abdominal e procure um médico endovascular para realização dos seus exames.