Varizes

Conheça as principais causas e os tratamentos disponíveis

Varizes

O que são Varizes?

As veias são responsáveis por levar o sangue do corpo de volta para o coração. Como nos membros inferiores o sangue está percorrendo um sentido contra a gravidade, as veias das pernas contam com válvulas que impedem o caminho contrário.

As Varizes ocorrem quando essas válvulas não trabalham bem, impedindo que o sangue circule nessa região como deveria. Como resultado as veias acabam ficando dilatadas, tortuosas e azuladas, causando sensação de peso ao final do dia. Isso sem falar no prejuízo estético, que muitas vezes mina a autoestima.

Tratamento de Varizes

Tratamento Clínico
Exercícios, uso de meia elástica, elevação dos membros e repouso garantem uma melhora do problema e alívio dos sintomas. Os medicamentos disponíveis no mercado também promovem uma melhora discreta dos sintomas, mas nenhuma destas técnicas faz as varizes desaparecerem. O uso regular de meia elástica é a única medida clínica capaz de controlar a evolução da doença em alguns casos. Em pessoas com obesidade, a perda de peso é fundamental para o sucesso do tratamento. Em locais de inflamação ou infecção, antibióticos e pomadas são necessárias. E em casos de feridas, repouso absoluto e curativos especiais são utilizados. Após o estudo com ultrassom, o tratamento cirúrgico deve ser discutido com o médico.
Tratamento Estético e com Laser

O tratamento estético das varizes é realizado em veias de pequeno calibre 1-2 mm, chamadas de telangiectasias. Essas pequenas veias causam alterações na pele e raramente são causa de dor localizada. Os melhores métodos de tratamento são a Escleroterapia e a aplicação de LASER. A escleroterapia consiste na injeção de Glicose ou polidocanol, que visam esclerosar esses pequenos vasos. São utilizadas agulhas bem finas para diminuir a dor durante o procedimento. O LASER dérmico tem a mesma função, isto é, esclerosar esses vasos. Mas um eficácia muito superior quando associado LASER + Aplicação (nossa técnica principal na clínica). Os resultados com os equipamentos modernos evitam até casos de cirurgia. O LASER pode ser empregado, sem contraindicações, e sem a necessidade de repouso.

A Espuma é uma técnica de esclerose, mas com a produção de uma espuma pela agitação de Polidocanol com o Ar. É uma excelente técnica, mas apresenta um índice um pouco maior de manchas, por isso reservamos geralmente para casos sem uma grande expectativa estética.

Cada técnica tem suas vantagens e, na maioria das vezes, as técnicas são complementares. Cada caso deve ser discutido com o médico especializado nas duas técnicas.

TRATAMENTO DE SAFENA: LASER (EVTL) OU RADIOFREQUÊNCIA (VNUS-CLOSUREFAST)

Técnica minimamente invasiva, com uso de cateteres para ablação da veia safena. Uma técnica consagrada em todo mundo, mas no Brasil poucos centros oferecem esse tratamento devido a necessidade de treinamento médico, e reembolso pelas operadoras de saúde.

Pode ser realizada com anestesia local ou raqui-anestesia. Promove o fechamento da safena sem precisar da fleboextração (stripping). Como resultado, apresenta menos hematoma, menos dor no pós-operatório e uma recuperação mais rápida, que acontece em cerca de 3-5 dias. O tratamento estético com micro-incisões pode ser realizado de forma concomitante.

A grande vantagem do tratamento da safena com Laser ou Radiofrequência, é a facilidade com que o paciente retorna a sua rotina habitual, sem dor, sem hematomas e sem a necessidade de repouso prolongado.

TRATAMENTO DE SAFENA COM FLEBOGRIF

O Flebogrif é um cateter recém lançado no Brasil que propicia o tratamento da safena na clínica, apenas com anestesia local. Os resultados iniciais são comparáveis ao Laser e a Radiofrequência. A grande vantagem é não precisar de uma internação hospitalar, o paciente pode realizar o procedimento e voltar para casa normalmente, podendo trabalhar no dia seguinte.

Consulte-nos para conhecer mais sobre esse tratamento inovador.

VARIZES PÉLVICAS

Para algumas mulheres, dores intensas no abdômen inferior, principalmente durante ou após o ato sexual ou no período menstrual, podem ser sintomas de Varizes Pélvicas, doença caracterizada por uma dilatação de vasos e veias próximos aos orgãos sexuais. As Varizes pélvicas não têm cura, mas possuem tratamento para controlar os sintomas, inclusive a dor intensa.

O melhor tratamento deve ser indicado por um médico especializado, podendo ser tanto com medicação oral, com o intuito de diminuir a dilatação das veias e amenizar a dor, ou cirurgia.

No passado, cirurgias abertas foram realizadas em pacientes com resultados duvidosos. Hoje em dia, técnicas menos invasivas como as endovasculares apresentam excelentes resultados. As embolizações são feitas por um cateter inserido em uma pequena veia no braço ou na virilha (um pequeno furo com agulha), e após identificar os vasos alterados, é realizada a obstrução das varizes com molas e esclerose das veias doentes com polidocanol (espuma), resolvendo a maior parte dos sintomas.

Em situações específicas, seu médico pode diagnosticar um compressão Vascular. Os nomes dessas patologias são conhecidos como compressão na Veia Renal (Síndrome de Nutcracker) e compressão da Veia Ilíaca esquerda (Síndrome de May-thurner ou Cockett). Essas compressões não são muito comum, mas que podem indicar um tratamento com implante de Stent Vascular. O implante de stent também é endovascular, isto é, realizado por um diminuto furo na virilha, resolvendo a compressão Venosa.

Miomas Uterinos
Os Miomas uterinos são nódulos que surgem e se multiplicam no útero das mulheres. São considerados neoplasias benignas, ou seja, não são considerados câncer com capacidade de metástase. Dependendo do tamanho e da localização, os miomas podem causar dor pélvica e hemorragias. O tratamento acontece por meio Endovascular, no qual os miomas podem ser embolizados com partículas, causando a diminuição no tamanho e controlando os sintomas. O procedimento costuma evitar as cirurgias de miomectomia ou histerectomia.
Dr. Igor Sincos - Tratamanto Varizes
Vídeos
Assista os nossos vídeos de tratamento de varizes com realidade aumentada.

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital