Vascular

Conheça as principais causas e os tratamentos disponíveis

Vascular

O que são Doenças Vasculares?

Os sistemas venosos, arterial e linfático são responsáveis por toda a circulação sanguínea do corpo e dos demais fluídos que nutrem as nossas células e órgãos.

Quando ocorre algum problema nesses sistemas surgem as doenças vasculares e elas podem ter diversas origens. Os principais fatores de riso são o Diabetes, o tabagismo, a hipertensão, o colesterol aumentado e o sedentarismo. Uma das outras possibilidades é a herança genética, e a análise do histórico familiar ajuda a identificar e prevenir essas doenças precocemente.

Os problemas arteriais são geralmente mais graves por obstrução de algum vaso que leve oxigenação aos tecidos, como por exemplo as carótidas que irrigam o cérebro, e na possibilidade de um coágulo ou trombo pode levar ao AVC (acidente vascular cerebral). Esses vasos também podem se dilatar, e virar um aneurisma, com risco aumentado de trombose ou ruptura – veja mais abaixo.

Os problemas venosos, na maioria dos casos, são menos graves. Como as varizes, e os incômodos estéticos: vasinhos. Mas também pode haver trombose, refluxo, e compressões venosas com risco de feridas, ulcerações e até embolia pulmonar.

Quais são os principais tipos?

As patologias mais conhecidas são as varizes e aneurismas, mas não são as únicas. Abaixo seguem mais alguns exemplos de doenças que podem afetar esse sistema.

Obstrução Arterial dos Membros

A obstrução arterial crônica dos membros acontece quando há um estreitamento e oclusão dos vasos sanguíneos arteriais. O problema é frequentemente confundido com outras doenças. Por isso, é fundamental a consulta médica para a realização do diagnóstico e tratamento. A falta de um acompanhamento eficiente pode levar ao risco de perda de membro (amputação). A aterosclerose (placas nas artérias) é a sua principal causa, mesma que causa infarto no coração. Geralmente, o médico recomenda um tratamento inicialmente clínico, mas em casos avançados pode ser necessária a Angioplastia (técnica Endovascular) ou cirurgia convencional para desobstrução das artérias ou até ponte de safenas. Em caso de sintomas ou dúvidas, agende uma avaliação.

Obstrução das Carótidas

A artéria carótida é responsável por levar sangue ao cérebro. Sua obstrução pode gerar um déficit de circulação e, até mesmo, quadros de embolia para o tecido cerebral. A falta de circulação aguda de parte do cérebro é chamada de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Sabe-se que a principal causa do AVC é a obstrução das carótidas. O médico especialista pode indicar que as artérias sejam desobstruídas por cirurgia aberta ou Endovascular.

Obstrução das Artérias Renais
A obstrução da artéria renal por placas de aterosclerose leva a um quadro de hipertensão arterial de difícil controle. A falta de tratamento pode ocasionar a deterioração da função renal e, em estágios finais, a necessidade de diálise. A aterosclerose é a principal causa da obstrução. O tratamento padrão ouro é a angioplastia da artéria renal, técnica hemodinâmica que utiliza um minúsculo balão na ponta de um cateter, que é insuflado dentro da artéria obstruída com placas de gordura. O procedimento também usa um stent que, após aberta, desobstrui a artéria e restitui o fluxo sanguíneo para o rim.
Miomas Uterinos
Os Miomas uterinos são nódulos que surgem e se multiplicam no útero das mulheres. São considerados neoplasias benignas, ou seja, não são considerados câncer com capacidade de metástase. Dependendo do tamanho e da localização, os miomas podem causar dor pélvica e hemorragias. O tratamento pode ser minimamente invasivo por meio Endovascular, no qual os miomas podem ser embolizados com partículas, causando a diminuição no tamanho e controlando os sintomas. Procedimento muito eficiente, e com pouca taxa de complicação. O procedimento costuma evitar as cirurgias de miomectomia ou histerectomia.
Pé Diabético

O Diabetes é uma doença crônica que pode levar a complicações vasculares, bem como acelerar o processo de aterosclerose em diversos órgãos. A doença afeta significativamente os membros inferiores se não for controlada rigorosamente. Nos pés, o diabetes favorece infecções, gangrena e alterações ósseas, quadros que se não tratados precocemente levam a amputações. A consulta com um cirurgião vascular é o primeiro passo para a orientação adequada e a prevenção das complicações do Diabetes.

Trombose Venosa Profunda
A trombose venosa profunda é a formação de coágulo (o trombo) no interior de uma veia do sistema venoso profundo. O trombo pode se soltar e migrar até o pulmão, causando tromboembolismo pulmonar, que pode ser fatal. O diagnóstico precoce e a utilização de anticoagulantes são fundamentais para o tratamento adequado e para evitar complicações. Quando está limitada a perna ou ao abdômen o tratamento é mais fácil e com menos risos, por isso a importância do diagnóstico precoce. Alguns casos graves necessitam de trombólise por cateter para dissolver o coágulo, e também de implante de um filtro de veia cava para evitar quadros de embolia.
Úlcera Venosa
Diversas doenças são responsáveis pela formação de úlceras e feridas nos membros inferiores. As úlceras venosas e feridas dos membros inferiores são responsáveis por expressiva perda de qualidade de vida, e podem evoluir para infecção e necrose do local. Técnicas endovasculares são particularmente apropriadas para o tratamento das lesões decorrentes de patologias venosas e arteriais. Visite o site do nosso Centro Avançado de feridas: OXY Prime, e entenda mais sobre as feridas e os melhores tratamentos. (www.oxyprime.com.br)
doenças vasculares

Atendimento

Além do atendimento particular, atendemos aos clientes de Planos de Saúde no formato Credenciado e também de Livre Escolha, que é uma nova forma fácil e prática para você ser atendido sem burocracia. Experimente!
Credenciado
Livre escolha: Fácil e Prático

Consulta Online

Consulta por video-chamada. Saiba como funciona:
Agende um horário pelo site, telefone ou whatsapp e efetue o pagamento da consulta
Na data e horário agendado você receberá o link da Saudevianet via e-mail ou Whatsapp
Ao final do atendimento você receberá via e-mail as prescrições, receitas e atestados
Consulta com direito a retorno online ou presencial no período de 30 dias

Localização

Av. República do Líbano, 314, Jd Paulista - SP

Ver mapa

Rua dona Adma Jafet, 74 - Cj. 64, Bela vista

Entre em contato

(11) 3168-0609 / 3078-1530 / 3078-4476

(11) 98161-4443

Concierge: (11) 91065-1958

Referência no tratamento de doenças vasculares de alta complexidade.

Os Tratamentos

© Grupo Endovascular - Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Glogs - Agência Digital